Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Lamento transformado em júbilo



Jeremias 31

Naquele tempo ,diz o Senhor ,serei o Deus de todas as tribos de Israel, e ela serão o meu povo.

Assim diz o Senhor :O povo que se livrou da espada logrou graça no deserto .Eu irei e darei descanso a Israel.

De longe se me deixou ver o Senhor , dizendo : Com amor eterno eu te amei ;por isso , com benignidade te atrai.

Ainda te edificarei , e serás edificada , ó virgem de Israel ! Ainda plantaras vinhas nos montes de Samaria ; plantarão os plantadores e gozarão dos frutos. Porque haverá um dia em que gritarão os atalais na região montanhosa de Efraim :Lenvantai-vos e subamos a Sião ao Senhor , nosso Deus !

Porque assim diz o Senhor :Cantai com alegria a Jacó , exultai por causa da cabeça das nações :proclamai , cantai louvores e dizei :Salva ,Senhor o teu povo o restante de Israel .

Eis que os trarei da terra do norte e os congregarei das extremidade da terra :e, entre eles, também os cegos e aleijados ,as mulheres grávidas e as de parto:em grande congregação , voltarão para aqui.

Virão com choro ,e com suplicas os levarei ;guia-á-los –ei ao ribeiros de águas , por caminho reto em que não tropeçarão ;porque sou pai para Israel ,e Efraim é o meu primogênito .

Ouvi a palavra do Senhor ó nações ,e anunciai nas terras longínquas do mar , e dizei :Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará ,como o pastor do seu rebanho.

Porque o Senhor redimiu a Jacó e o livrou da mão do era mais forte do que ele .

Hão de vir e exultar na altura de Sião ,radiantes de alegria por causa dos bens do Senhor ,do cereal , do vinho , do azeite ,dos cordeiros e dos bezerros ;a sua alma será como um jardim regado e nunca mais desfalecerão.

Então ,a virgem se alegrará na dança , e também os jovens e os velhos ;tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei ;transformarei em regozijo a sua tristeza .

Saciarei de gordura a alma dos sacerdotes, e o meu povo se fartará com minha bondade , diz o senhor .

Assim diz o Senhor : ouviu-se um clamor em Ramá ,pranto e grande lamento ; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles , porque já não existem.

Assim diz o Senhor : Reprime a tua voz em choro e as lágrimas de teus olhos ; porque há recompensa para as tuas obras ,diz o Senhor , os teus filhos voltarão da terra do inimigo .

Há esperança para teu futuro ,diz o senhor,porque os teus filhos voltarão para os seus territórios .Bem ouvi que Efraim se queixava, dizendo :gastigaste-me , e fui gastigado como novilho ainda não domado ; converte-me e serei convertido , porque tu és o Senhor , meu Deus.

Na verdade ,depois que me converti, arrependi-me ; depois que fui instruído , bati no peito ;fiquei envergonhado ,confuso ,porque levei o opróbrio da minha mocidade.

Não é Efraim meu precioso filho ,filhos das minhas delicias?Pois tantas vezes quanto falo contra ele ,tanta vezes ternamente me lembro dele ; como-se por ele o meu coração , deveras me compadecerei dele ,diz o Senhor.

Põe-te marcos ,finca postes que te guiem , presta atenção na vereda , no caminho por onde passaste ; regressa , ó virgem de Israel ,regressa as tuas cidades .

Até quando andará errante , ó filha rebelde?

Porque o Senhor criou coisa nova na terra :a mulher infiel virá a requestar um homem.

Assim diz o Senhor dos Exércitos , o Deus de Israel : Ainda dirão está palavra na terra de Judá e suas cidades , quando lhe restaurar a sorte :O Senhor te abençoe , ó morada de justiça ó santo monte !

Nela , habitarão Judá e todas as suas cidades juntamente , como também os lavradores e os que pastoreiam os rebanhos .

Porque satisfiz á alma cansada , e saciei a toda alma desfalecida .

Nisto ,despertei e olhei ; e o meu sono fora doce para mim .

Eis que vêm dias ,diz o Senhor , em que semearei a casa de Judá com semente de homens e de animais.

Como velei sobre eles , para arrancar , para derribar , subverter , destruir e para afligir ,assim velarei sobre eles para edificar e para plantar , diz o Senhor .

Naqueles dias ,já não dirão : Os pais comerão uvas verdes , e os dentes dos filhos é que se embotaram .

Cada um, porém , será morto pela sua iniqüidade; de todo homem que comer uvas verdes os dentes se emborão.

Um comentário:

  1. paz do senhor seu blog muinto lindo , tudo pra edificaçao da palavra do senhor jesus .. mais bom visita meu blog http://parandopararefletirje.blogspot.com/

    ResponderExcluir

*SoBre MiM*

Minha foto
Quem sou Eu?!! *Ser humano..que comete erros. *Homem Que não desiste de acertar. *Precioso de Deus *Carta de Deus na terra..